domingo, 21 de outubro de 2012

Feira de Stª Iria

Olá pessoal! 
Quase 2 mil acessos no blog, e muito feliz por isso! Todos os dias muitas pessoas acessam, espero que estejam gostando...Mantê-lo atualizado e sempre bombando não é tarefa fácil, diante de várias coisas pra gerir, organizar, passa a ser uma tarefa complicada, rs!

        A semana que se passou foi muito corrida, aulas na faculdade, afazeres de casa, e aiinda agora as matérias do Brasil. Um professor de uma matéria que não foi concluída no BR mandou 5 textos gigantes para fazermos resenhas críticas de todos eles, e não pensei duas vezes, pois isso me pouparia ser reprovado por nota e ter que frequentar mais seis meses da aula do professor. Passamos, eu e Yandra, uma semana fazendo os trabalhos em meio a rotina diária...Íamos dormir quase 5h da manhã e acordávamos 9h pra ir pra aula no dia seguinte, mas enfim, resenhas feitas e enviadas há minutos atrás! Isso é porque daqui a algumas horas estamos indo pra Sevilla (Espanha) de onde pegamos um võo para o Marrocos. E não tem nada pronto ainda, pesado! 

           Ontem quando terminamos ficamos numa paz de espírito, parecia que o semestre tinha acabado e que eram férias! Hushauhas. Corri no mercado pra comprar um Lambrusco mas estava fechado...pena. Pois bem, vamos ao nome deste post! Uma feira super famosa está na cidade de Faro. Descobri isso quando estava passando um dia de madrugada pelo Largo de São Francisco, na cidade velha daqui, e vi dezenas de caminhões com várias estruturas de ferro, que tinham acabado de chegar à cidade. Depois de uma semana de montagem, resolvemos dar um pulo lá ontem, programa bem tranquilo de sábado por aqui....visto que as baladas bombam mesmo durante a semana!


  "A Feira de Santa Iria, ou das Passas, foi criada por Carta Real de Filipe III de 3 de Outubro de 1626, substituindo a de Santo André em época mais favorável às passas, produto em que esta região foi sempre farta e reguladora do preço. De acordo com uma nota da autarquia, era uma feira de tendeiras, sirgueiros, sombreireiros, canastreiros, merceeiros, cordoeiros, ourives, sapateiros curtidores, oleiros, taberneiros, peixeiros, vendedores de legumes, de pão, de alhos, cebolas e esteiras de castanhas, de ferramentas e alfaias, de cestos, peneiras e varas, de caixotaria, de cobertores e de panos. O certame tem vindo a adaptar-se à realidade dos novos tempos mas, não obstante, acaba por ser uma marca anual na vida da cidade templária".
          
Sinta como é:



        A diversidade de comidas na feira é impressionante. São muitas barracas que vendem de tudo, desde as comidas mais tradicionais, mas também as mais bizarras. Mas a vontade é de experimentar cada coisa, são várias barracas com vinhos, queijos e carnes regionais, cada coisa mais gostosa que a outra.  Várias barracas de doces, bebidas, etc. Tudo é bem barato na feira e lá você pode encontrar muitas coisas que normalmente você não vê vendendo normalmente no comércio local. O mais legal é a mistura, mistura de tudo: costumes, gastronomia, pessoas, músicas (desde o sertanejo brasileiro até o mais brega português tocam ao mesmo tempo).



 Acho que essa foi a foto mais portuguesa que eu tirei até hoje aqui, olha o tamanho do bigodão desse portuga e o desses churros que ele tá fritando...
 

 
 Molho aqui é assim...hahaha, sempre em excesso!



 Barracas de queijos, presuntos e vinhos...massa!


Essa é a barraca do polvo frito, É PESADO! Polvo cru é bom, mas esse fica meio que cozido no balcão, e fica tostando no carvoeiro, e todo mundo compra um pedaço, parece crocante...

Leitoinhas.

       Outro detalhe da feira são as DIVERSAS barracas de quinquilharias, brinquedos, roupas, artigos diversos, tudo tem por lá! Os preços são diversificados...numa barraca que vende casacos de couro e pele legítimos tinha um casaco saindo pela bagatela de 1600 euros. Ou seja, são em média, mais quase 4.500 reais por um casaco, sucesso!




Os brinquedos!
          Alguns bem sabem que eu sou amante de brinquedos radicais e a maior surpresa da festa foi ter brinquedos, e dos bem legais! HAUSHUAHSA! Os brinquedos são super novos e muito bem sonservados, nem dá medo de ir...Fomos em dois alucinantes, alucinantes mesmo! O vídeo abaixo que coloquei aqui pra vocês é um pouco assustador por causa do pavor meu e da Yandra, mas é porque é muitooooooooo alto, e extremamente louco, diferente de todos que já fui! É MUITO BOM! E estava ventando muito, frio, foi bem doido! Como diria a Thais, faça vídeos em que você aparece, na sua realidade! A ainda tem uma roda GIGANTE, que faz muito jus ao nome, a maior que já vi! Visual massa! Cada ingresso custa 3 euros, mas vale muito a pena! Voltaremos várias vezes!  :) Enfim, para quem está em Faro ou aqui por perto, vá a essa feira, vale muito a pena!
          

 Tá dando problema e não tô conseguindo virar essas fotos aqui...



 Geral e nosso colega de Bangladesh, de casaco marrom.


indo pra mais uma forca...

IMAGENS PESADAS A SEGUIR...

 
 Crazy, né?

Até depois do Marrocos! Boa semana...

Um comentário: