quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Latitude e longitude


      Bom, seja bem-vindo ao meu blog! Esse é o espaço onde vou compartilhar com amigos, família e conhecidos e bisbilhoteiros (hushaushau) as experiências do meu intercâmbio. Faltando um dia o meu embarque pra Europa, meu primeiro post vai mostrar as coordenadas de como essa viagem começou e as primeiras sensações desse intercâmbio que está começando! Aproveite a leitura e se divirta com as “peripécias” (rs) dos próximos posts!
        Sou estudante de Turismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, como muitos de vocês já sabem! A Secretaria de Relações Internacionais da UFJF abre edital de seleção para estudantes de todos os cursos se candidatarem para estudar um ou dois períodos em diversas universidades do mundo todo. O processo é bastante complicado e analisa desde histórico e rendimento acadêmico, carta de motivação, entrevista, etc. No ano de 2010 tentei pela primeira vez o processo, mas não obtive sucesso, uma vez que os estudantes que se candidatam ao processo seletivo têm currículos bastante interessantes. Com os burros n’água, tratei de incrementar o currículo e me preparar um pouco mais para uma nova tentativa! Tentativa certeira: ano passado passei em primeiro lugar no processo, e lá vou eu estudar por seis meses em Faro, capital do Algarve, cidade ao sul de Portugal. A origem do nome Algarve vêm de "al-Gharb al-Ândalus", como a região Ocidental da Andaluzia era chamada durante o período da dominação muçulmana.


O mapa onde está localizada a cidade de Faro!



Um dos primeiros contatos que tive com o lugar...Thiagão que esteve por lá semestre passado que nos enviou esse vídeo, que por sinal é PHODA!

Lá é essa mistura de belezas naturais e ao mesmo tempo uma cidade antiga e cheia de monumentos...

        O resultado do processo saiu em dezembro do ano passado e até a data de hoje passou muitaaa5944567890 água e história embaixo da ponte, hahaha, literalmente. E depois de todas as burocracias que acontecem no planejamento de uma viagem para fora do país, estou eu, um dia de ir viver em outro país, em outro continente, com outra cultura e costumes totalmente diferentes dos meus. Tá, a língua é a mesma, e não venha com essa história de: "Ah“ logo em Portugal?!” Sim, com toda certeza! Estou indo viver um dos maiores sonhos da minha vida até agora. Longe de mim querer ir para os Estados Unidos (me perdoem aqueles que se “intercambeiam” por lá), mas acho que mesmo em Portugal, vivendo em uma cidade de colonização mista, cheia de ingleses e tendo o inglês como língua viva, poderei eu passar meus apertos, me aventurar na pronúncia, rir até a barriga doer por causa disso! Não entrando no mérito das viagens pela Europa a fora, é claro. O melhor a se fazer é respirar e dizer pra si mesmo, com a cara e a coragem: “segura no ônibus” (é um bordão meu), melhor dizer agora: “Segura na poltrona do avião da empresa lowcost” e vai!

Personagens: Eu, eu mesmo e Yandra (rs), amiga e fiel companheira de viagens desde o primeiro período de faculdade. Senta que lá vem história...!
Data do embarque: amanhã, fudeu!
Aeroporto: Galeão – RJ
Vou de quê: Iberia (alguns voam de TAP, amedrontados com a escala na Espanha, mas desembolsam a bagatela de algumas centenas de reais por esse motivo. Se você tem um desafio na primeira fase do jogo, drible-a para ir à segunda fase! E acho que vou viver isso durante todo o tempo.)
Medonha escala: Aeroporto de Barajas – Madri – Espanha (onde diversos brasileiros são humilhados e mandados diretamente, sem dó nem piedade, de volta ao território brasileiro...Husausahusa!
Desembarque final: Lisboa (onde ficaremos três dias já injetando euros na economia européia, conhecendo os arredores de Lisboa, hahaha).
Destino final: Faro, capital do Algarve, região sul de Portugal, em pleno verão europeu! (Yandra deve tomar muito cuidado no quesito verão, ela pega cor facilmente, haushauhsa).
Quantidade de malas: duas (uma grande e outra pequena... Vou voltar com quantas?) + meu mochilão guerreeeeeeiro dos campings por aí a fora!
Frio na barriga: indescritível.
Levando o quê: Uma toca chilena, presente do meu amigo Renan, do Cultural. Pote de biscoitos, caderno de anotações de viagem ultra-secreto e ainda outro caderno confeccionando à mão, que só estou autorizado a abrir quando estiver assentando na poltrona do avião, todos estes presentes da Thaís. Porta-retrato com uma foto (eu, Lucas e Malu) de uma viagem à Foz do Iguaçu (presente da Malu), celular Motorola Android dado pela minha irmã, me fazendo ficar conectado full time, cachecol que ganhei da Priscila e do Rodrigo (grandes amigos), notebook com algumas milhares fotos e com o skype instalado (ferramenta de viagem), pasta com conteúdo de ouro com todos os documentos de viagem, e é claro, algumas roupas, sapatos, documentos, montagem de fotos dos meus amigos do Cultural, feita pela Ju, uma uísqueira, bandeira do brasil dada pelos meus pais, duas garrafas de 51 (com certeza, uma Boa Ideia!) e blá, blá, blá!
        A mala tá pronta e me parece quase tudo pronto. Acho que só me falta ficar pronto...tentar entender tudo isso que tá acontecendo!

[Vivo tudo com tanta intensidade que chego a sentir dor física de viagens, lugares, amigos, momentos e lembranças que ficaram no passado. Mas acho que isso não é um defeito, apenas vivo as coisas da vida com tamanha intensidade, fazendo com que as coisas mais banais se tornem pra mim, sempre grandes momentos, como é este agora!]
- Amanhã ainda, antes de viajar para o Rio vou fazer uma postagem sobre meu bota fora oficial do Brasil! Um Bota Fora de responsa que foi organizado por amigos e pela minha irmã!


"Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as".

Valeuuu, suas morsas!

2 comentários:

  1. Chique demais seu blog,Thomas - aliás, ri demais do nome que vc o deu. Foi criativo! Boa viagem, aproveite a experiência de intercâmbio e volte cheio de novidades e boas experiências pessoais, profissionais e acadêmicas! Vou acompanhando suas "peripéciais europeias" por aqui.rs
    Abraços, Humberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto!!! Que bom que você leu e gostou...acho que vai ser uma boa ideia para depois ler, juntar tudo e ver no que dá né? Por aqui tudo muito diferente e incrível ao mesmo tempo! Pode deixar que sempre vou atualizando vocês por aqui com todas as news! As peripécias serão muitas, vc já viu né? HAHAHA! Abraços

      Excluir