quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lisboa boa, muito boa!

        Vamos ao primeiro contato com o continente europeu, feito em grande estilo, conhecendo por quase 4 dias Lisboa e arredor! Depois de toda a saga de ter as malas perdidas, veio a sensação de alívio e de que teríamos que começar a aproveitar ao máximo, viver tudo aquilo que estava de bandeja na nossa frente! E foi exatamente isso que fizemos...Yandra é companheira demais de viagem e tudo até agora está em sintonia...até as coisas mais bizarras, as loucuras e as palas, ideias insanas, tudo em parceria, e sempre dando altas risadas um do outro, dos outros e de tudo! Impregueti! =)
O hostel e a região de Belém
         Antes de viajar fui a saga de hostel por Lisboa...olhamos vários e analisando os benefícios escolhemos o People Hostel. Demos muita sorte porque é um hostel super aconchegante, extremamente localizado, decorado, banheiros igual de hotel, funcionários que se tornam amigos em menos de 24 horas, e pessoas super legais numa vibe muito boa! O quarto em que ficamos era para 6 pessoas, fomos os primeiros a chegar e depois vieram logo 2 francesinhas gracinhas e um casal de americanos LOUCOS, onde ela tinha metade da cabeça raspada e ele andava de chapéu de gnomo, gravata e uma caneta de alargador de orelha! TÁ JÓIA! Eu tinha que estabelecer comunicação com as francesas...(depois ficamos até amigos!)mas não estava dando certo. Peguei o note e começei imediatamente a me comunicar com elas! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Yandra ficou chorando de rir! E nas nosas situações em Lisboa com os gringos eu dava jeito de me comunicar de alguma forma...ou era no inglês, batendo papo com os italianos, fazendo mímica com os fraceses e sempre a Yandra chorando de rir, porque ela fica nervosa e não consegue dar nem um oi para o sujeito da outra nacionalidade! Huhsuahsa!

O hostel fica na região de Belém, um dos lugares que mais gostei em Lisboa! Se você for para Lisboa, vale muito a pena, pois pagamos 13 euros a diaria, com café da manhã e as instalações são super aconchegantes. Só não se esqueça de aprender a utilizar o chuveiro que é bem difícil e não esquentava...Perguntamos até pra eles se era só água gelada mesmo, e eles deram pala dizendo que era só regulagem de temperatura. Além disso, uma outra coisa bem bizarra é abrir a torneira, encher o copo e beber naturalmente (aqui o tratamento de água é excelente), logo, não existe filtro, é doido!
 People Hostel - Lisboa

 Mosteiro dos Jerônimos - o hostel fica do lado oposto da rua. Vista mais ou menos né?
                                                                      Mosteiro dos Jerônimos

 Chegando em Lisboa, foi o primeiro monumento que vi, impactante o monstro e a beleza dessa arquitetura!

Estava tendo missa, ficamos por um tempinho...emocionante!

           No primeiro dia ficamos por ali mesmo durante o dia, tem bastante coisa para conhecer em Belém. Almoçamos num restaurante onde trabalham 5 brasileiros, ficaram conversando e nos contando como era a vida ali. Uma delas mora em Portugal há 15 anos, coisa de doido! Nossa primeira refeição portuguesa foi uma GIGANTE salada, com frando e molho Roquefort.
Meu prato monstro!

Depois de almoçar fomos para o Monumento aos Descobrimentos, que é uma torre de concreto imensa, em forma de caravela, surreal. Na frente, ao chão, estão os mapas dos países do descobrimento e muitas informações sobre a época...isso tudo às magens do rio Tejo, que parece mar de tão grande! Ficamos por horas ali na beira daquele rio-mar pensando na vida e apreciando a paisagem.



 Rio Tejo
Monumento dos Descobrimentos

Conhecemos a noite alternativa de Lisboa, sem mais nem menos! Do nada! Depois de lanchar de noite, estávamos com um ticket que nos dá direito de andar de ônibus, metrô e elétrico (bondinho) por 24. Perguntei para Yandra se ela animava em dar uma volta e ela não hesitou! Escolhemos uma paragem qualquer e descemos, hahahaha! Viramos uma rua e nos deparamos com uma rua, tipo de Ouro Preto ou uma ruela da Lapa lotada de gente! Gringos e muitos daqui...alguns fantasiados, geral bebendo e conversando na rua, um clima foda, que na mesma hora curtimos e nos estendemos por algumas horas!
Escolhemos uma balada, pelas sacadas parecia BEM animado...embora aqui em nenhum clube se pague para entrar, apenas para beber! Fomos pra Pensão do Amor, um local onde era um prostíbulo muito antigo. Hoje é uma boate de música eletrônica, mas há vários ambientes: biblioteca, cartomante, sacadas para a rua badalada, etc! Os detalhes dessa balada só estão disponíveis para nós dois. HAHAHA! Sente como é lá:

 
















O dia seguinte também foi bem cheio e conseguimos conhecer muitas partes de Lisboa. Indico 4 a 5 dias para conhecer bem a capital, embora alguns passeios para cidades próximas também sejam muito legais. Mas voltando...depois do café fomos para o Palácio da Ajuda, local onde a realeza de Portugal viveu por muitos anos, como D. Luís e Maria Pia, e muitos outros daqueles famosos que sempre estudamos nos livros de história. São muitos andares onde tudo é conservado como na época. Sei que museus são meio chatos, mas esse é diferente porque sentimos a ligação direta com o período da escravidão e do ouro aí no Brasil. Tudo tem ouro, ouro nosso! Saímos de lá e fomos para o Museus Nacional dos Coches, onde pode-se ver bem de perto carruagens e trasnportes da realeza, muito interessante e diferente! Vale a pena e nos domingos ambos não pagam para entrar! :)

 Palácio Nacional da Ajuda (indicação de uma amiga que fizemos por lá, brasileira que mora em Portugal há mais de 10 anos, valeu Claire!)




 Museu Nacional dos Coches


Turistando!

De tarde partimos para o Oriente de Lisboa, onde fica o BIZARRO  & GIGANTESCO "Parque das Nações" . É como se fosse um bairro nobre com tudo por lá. Desde shopping, Cassino (esse não podemos entrar porque eu estava de chinelo havaiana, brincadeira né? Uma vez não pude entrar numa fábrica de cerveja na Argentina porque estava de bermudas. Acho que tenho que usar trajes mais sociais nas viagens, hahaha). Enfim, lá visitamos o Oceanário de Lisboa, foi meio caro, 11,70 euros, porém valeu muito a pena. Estar do lado de tubarõoes, pinguins, lontras, peixes gigantes, é surreal!

Oceanário de Lisboa



 Incrível ficar olhando para essa amostra de mar!


Saboreando o presente da Thais! ;D



 
Vista do teleférico do Parque das Nações

As lontras são engraçadas demais, ficam nessa posição full time coçando a barriga! Prima da morsa! Hahaha!

E pra fechar o dia, fechamos com chave de ouro, literalmente. Não que tenhamos achado uma chave de ouro por lá, hahaha, mas o visual que conhecemos foi inacreditável. Fomos ao Castelo de São Jorge (Milli, lembrei tanto de você!). O castelo é um dos pontos mais altos de Lisboa, castelo medieval mesmo, daqueles de filme da Idade Média, você se sente em um deles. Chegamos lá e ficamos obervando Lisboa de cima...por horas, sentindo aquela energia indescritível.







Pessoal, Lisboa é apaixonante e deve ser roteiro de que vem a Europa. As pessoas são super hospitaleiras e nos dão informação, dicas, etc. sem o menor problema. Transporte totalmente esficaz e pontual, inacreditável a pontualidade. Nas paragens, como se diz aqui ponto de ônibus, existem paineis que informam em quantos minutos os autocarros (ônibus) vão chegar...5, 4, 3, 2, 1...quando ele chega ao ponto, some-se o nome do painel, doido! Como diz a Luiza Bohen, uma intercambista que esteve por aqui, Lisboa está na lista dos lugares que quero voltar!

No dia seguinte pegamos um comboio (trem) e fomos para Sintra ver de perto os castelos medivais...Mas isso é outro post. Hoje já estamos em Faro, chegamos antes de ontem... a cidade é linda, atrativos naturais e culturais ocupando o mesmo lugar (né Humberto?). Huhsuahsua...o apartamento é gigante, super espaço e bem localizado, a praia é paradisíaca! Abaixo um pouquinho do que é Faro, mas depois conto tudo sobre onde estou morando!

Marina de Faro em pleno verão europeu! É aqui que estacionam os James Bond! Rs

Isso é um pouco, bem pouco de tudo que estou vivendo...
Boa noite, suas morsas!

P.S: Já que hoje é dia de aniversário aí no Brasil, não podia deixar de homenager meu grande amigo, Lucas!
 
Hahaha!



4 comentários:

  1. Thomas, adorei a ideia de fazer um blog!
    As fotos estão lindas! Espero que você aproveite bastante, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah menino...adoro passar por aki e ler sobre suas aventuras. Dou pala sempre rs. Nao eskece d conhecer a cidade dePorto. Muito top poder ler sobre coisas q tambem vivenciei ai. Aproveitem o maximo. Te adoro sempre. Bjs ps: adorei vc ter se lembrado de mim rs.

    ResponderExcluir
  3. Ah menino...adoro passar por aki e ler sobre suas aventuras. Dou pala sempre rs. Nao eskece d conhecer a cidade dePorto. Muito top poder ler sobre coisas q tambem vivenciei ai. Aproveitem o maximo. Te adoro sempre. Bjs ps: adorei vc ter se lembrado de mim rs.

    ResponderExcluir
  4. Ah menino...adoro passar por aki e ler sobre suas aventuras. Dou pala sempre rs. Nao eskece d conhecer a cidade dePorto. Muito top poder ler sobre coisas q tambem vivenciei ai. Aproveitem o maximo. Te adoro sempre. Bjs ps: adorei vc ter se lembrado de mim rs.

    ResponderExcluir