sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Welcome Erasmus!

Fala galeraa!!! Vamos a mais um post, contando um pouco da rotina e de como os dias correm por aqui em Faro. Queria mandar um salve para todos aqueles que estão acompanhando o blog e pedindo mais post's!

         Cheguei em Faro com muita antescedência...galera toda acabou de chegar e muitos ainda estão chegando por esses dias, porém a universidade preparou  só para essa semana uma série de eventos sociais para os mais de 300 Erasmus do mundo inteiro se socializarem, se conhecerem, mandar ver nos outros idiomas, enfim! Até agora está sendo muito legal e percebo a gigante e sólida estrutura do Gabinete de Relações Internacionais daqui.
              Chegamos para fazer o resgistro acadêmico e fomos recebidos por uma equipe SENSACIONAL, super atenciosa, diga-se de passagem as portugueses Paula e Carla, Paula uma senhora que fala 6 idiomas fluentes, vai pra balada com a gente, fica até a última música. Depois posto um vídeo para vocês terem noção da animação da portuga! Carla já nos adora, e também acompanha os Erasmus nas baladas, um nível de profissionalismo sem explicação. Depois de preencher milhões, milhões não digo, mas uns 10 documentos com várias folhas, já estou matriculado na Universidade do Algarve, tendo que depois só procurar a coordenadora  do meu curso, para fechar todos os detalhes do meu learning agreement daqui, tipo um contrato de estudos formalizado.

        Fazendo o registro oficial na UALG

                   Dois dias depois houve a solenidade de recepção dos Erasmus, lotando um anfiteatro...aí foram todas aquelas explicações, dicas, curiosidades, normas da universidade, blibioteca, disciplinas, blá, blá, blá todo em INGLÊS. Isso mesmo, assenta e chora! Quando a vice-reitora explicou que iria falar em inglês, uma galerinha surtou porque querendo ou não estamos em uma instituição de ensino que tem como língua mãe o portuguçes, mas enfim, FOI! Com rugas na testa fui tentando entender todas as explicações in english. Mas é assim que se aprende, e nem foi tão mal assim. Só penso que posso ter alguma aula em inglês, vamos ver! As coisas bizarras desse dia não pararam por aí...

 Prédio da Reitoria da UALG

 Welcome Session UALG

                 Então, depois das boas-vindas, estava marcado um drinque na praia para comemorar a chegada de todos. Fomos todos para a praia e a festa era em um pub, com um deck imenso, na beira da Ria Formosa (bacia que se encontra com o mar). A estrutura estava bem massa, um lugar super energia boa, gente bonita, DJ mandando as melhores músicas, mesa de aperitivos e pasteis de camarão, hahaha, e ainda tínhamos drinques por conta! E os preços lá compensam bem: um copo de 600ml, GIGANTESCO, de cerveja Super Bock, ou de sangria de vinto tinto (vinto com suco de frutas e pedaços de fruta), custa 3 euros. Dá pra fazer uma festa, huahuahsuasa! Foi o que fizemos.


 
A Paula aparece nesse vídeo chamando a Yandra pra pista! Hahahahaha!

 Erasmus 2012!


 Embaçado, mas visual mais ou menos...

"Vamos nos dar bem!"

            Uma das horas mais engraçadas foi quando o dj começou a colocar umas músicas afro e saiu uma de capoeira e eu fiz muitos anos de capoeira, alguns sabem...só sei que um gringo, o Victor, nasceu na Rússia, mora em Sevilha e está em intercâmbio aqui, ouviu eu dizendo isso e ele também faz capoeira. Só sei que ele me chamou e fomos jogar numa grama do bar. A festa parou e todos aplaudiram! Huhsuahsuah! Dale Zabelê Capoeira. Foi bem marcante! Depois disso, quando todos já estavam animados, o dj viu que no fim só estavam mais os brasileiros, MEGA ANIMADOS, aí embarcamos diretamente para o Brasil, ao som de Mc Marcinho, Créu, Macarena, sertanejos e funks bizarros e antigos, mas foi pura diversão! Todos já sentindo saudade do calor do povo e das festas brasileiras.




           Depois de alguns shots dados pelo dono do bar, para agradecer nossa animação, no pôr-do-sol, fomos para o mar, aí o caldo engrossou. NÃO, eu não afoguei, huashusahsuhas! Depois de já ter afogado eu respeito demais o mar. Porém, entrei na água e simplismente esqueci que estava com a minha doleira (pequena bolsa que se prende na cintura e ela fica nas costas, ou seja, de tanto que usa, você esquece que está com ela). Aí, entrei, e vi uma coisa meio saindo da minha cintura, FIQUEI DOIDO, PIREI, porque estavam meus dois cartões Visa e Master, mais quase 100 euros, cartão telefônico, etc. Peguei a doleira e fui em direção a areia, chegando perto joguei na areia e sai da água pra guardar em alguam mochila. Quando estava chegando, veio uma onda gigante e adivinha o quê??? LEVOU MINHA DOLEIRA (que a Nati tinha me emprestado, huhusausahuaha, te devo!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
              Agora estou rindo porque o apuros já está passando, mas na hora ninguém acreditou, todos viram a onda levando a parada e ficamos no mar tentando achar...8 pessoas desesperadas na areia esperando que Iemanjá devolvesse! Não devolveu, e eu que sempre brinquei com o nome oferenda (um salve para os meus amigos do Cultural), acabei dando de presente pra rainha do mar minhas coisas. É nesse hora do intercâmbio que você se dá conta de onde está, do que pode te acontecer..nada acontece por acaso. E é aí também que você vê como nós, intercambistas, somos uma família, uma teia de dádivas, todos se preocupam um com o outro, uma amizade coletiva. Todos me deram força, emprestando grana (porque eu fiquei sem nenhum centimo, o centavo do euro). Enfim...já solicitei as segundas vias dos cartões e já estão vindo do Brasil, mas meus euros, estão no fundo do mar! Valeu a lição, agora vou tomar muito mais cuidado...no mais, história para os netos...
                        No mais, tudo maravilhoso, a cada dia um aprendizado, e olha que as aulas ainda nem começaram! Aprendendo a viver com as diferenças um do outro em casa, lidando com culturas e pessoas de cada parte do mundo. Cada um com seu estilo, seu modo de falar e de se vestir. Uma pluralidade viva e pronta pra te ensinar a enxergar as coisas de um modo bem diferente.

[Um abraço, porque aqui também é feriado e inauguração de clube novo por aqui, as garrafas de Lambrusco já estão nos clamando! Até mais.]

*Comecei um livro que a vizinha aqui de cima, Cíntia, me emprestou: " Faz parte do meu show - a trajetória de um artista em busca de si mesmo (Cazuza)". Tá massa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário