quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Quarentena


 40 dias longe, 40 dias de Faro!   
Alguns dias se passam por aqui e uma rotina vai se iniciando, uma rotina com olhares mais calmos para tudo que está ao seu redor. As aulas começam e você é naturalmente colocado no eixo de uma vida normal, sem tanta euforia quanto antes. O cotidiano é simples, você estuda, vai ao supermercado sempre, anda pensativo pela cidade quase todos os dias, vai à festas, planeja viagens, fica na internet por horas não deixando que o cordão umbilical com seus amigos, parentes, professores, enfim. que esse cordão não seja cortado, e é claro, sente saudade, sinto saudade de tudo, de muitas pessoas, risadas daqueles que realmente fazem parte da sua vida, saudade do perfume de alguns, do abraço de outros, da presença de vários, do calor do Brasil, comida, roupa lavada e passada, casa limpa! Mas enfim, hoje uma professora de Psicologia do Turismo, muito sabiamante disse uma frase que imediatamente anotei no meu "Ultra Secreto", "Um dia temos que aprender a gerir nossa própria vida", e realmente, quando esse dia chega ocorre uma mistura de sensações, necessárias e bem-vindas.
E com esses dias correndo no calendário, algumas características e hábitos vão sendo criados, por isso resolvi dividir um pouco aqui com a galera daí! E também, alguns momentos que, diante de um cotidiano, merecem seu destaque...

Vivendo intensamente

Almoço de domingo...

 Indo para o desfile dos calouros daqui, bloco do "Brazilian Tower", iniciais no rosto.

Muitas famílias passam por aqui, visitam seus filhos, cuidam deles mais um bocado antes de partirem, trazem um pouco de paternidade para todos nós que estamos por aqui longe dos nossos. Na foto, Marcelino, grande pessoa, pai da Cíntia, na balada com a gente.

Bar da Associação! Muita música brasileira...

 Noites normais por aqui...
Alimentação cotidiana

Sempre cozinhamos em casa, comemos super bem e ao mesmo tempo economizamos demais, e conseguimos diversificar e tentar aproximar mais os pratos com os do Brasil. Mas alguns pontos são lei:
- Cozinha-se sempre com azeite Gallo, ou algum melhor, aqui é muito barato.



- Comer salmão é comum também, barato e rápido de preparar.


- Massas, massas, massas, massas e mais massas! Por isso se engorda quando está aqui. Um pacote de 500 gramas de qualquer massa gira em torno de 0,50 cents. Como o tempo é corrido, quase sempre caímos na armadilha do macarrão.



- Atum, TUDO com atum! Pense em algum alimento e misture atum, hahaha, já virou um prato pronto!
- Natas, é o creme de leite daqui...também dá pra misturar com tudo, e dá um ar de que está tudo sempre bom! Engana sempre o estômago.
- Ahhhhh, não poderia me esquecer da Ruflles de catchup Heinz, é um vício. É quase presente de aniversário! 




  Trilha sonora do intercâmbio (até o presente momento, porque isso aqui é bastante mutável, rs)
- Buraka Som Sistema - Hangover (BaBaBa)
- will.i.am - This Is Love ft. Eva Simons
- Calvin Harris - Let's Go ft. Ne-Yo
- Kid Cudi - Pursuit Of Happiness ft. MGMT 



- Gotye - Somebody That I Used To Know (feat. Kimbra)
- Flo Rida - Wild Ones ft. Sia
- Calvin Harris - Sweet Nothing ft. Florence Welch
- Rihanna - Where Have You Been 

- Calvin Harris feat. Example - We'll Be Coming Back 
- We Are Young ft. Janelle Monáe
- Zona 5 - Levanta o Vestido [VEM DANÇAR KUDURO 2 (2011)] 




Vícios de linguagem
Vivendo com tantas pessoas, de tantos lugares, com modos de vida e traços de linguagem tão diversos, é inevitável que você espalhe alguma frase, jargão ou palavra que acabe virando um vírus. Óbvio também é que você incorpore muitas coisas de muita gente...Alguns destaques até agora:
- O famoso "sim, sim, sim" dos portugueses. É como se fosse um "tá tudo certo", eles falam isso como se fosse vírgula entre palavras. Acabamos falando...
- O famoso "mórsa" (jargão meu do Brasil, no qual dá nome ao blog), alguns já falam por aqui, acabo chorando de rir quando ouço.
- o "OI", hushauhsuahsuahsa! Que é de origem do Lucas, eu falo demais por aqui, e QUASE TODO MUNDO está falando, é engraçado demais!
- "Segura no ônibus": quando a situação vai ficar confusa, tensa, você solta essa frase! Huhsauhsuahsa!
- "Comboio":trem
- ''Rotunda": trevo, rotatória.
- "Autocarro": ônibus
- "Pronto": palavra do português de cá, significa o então do Brasil, eles falam demais, e isso é muito fácil de pegar.
- "Tá tudo": também é uma expressão de cá, significa o acabou, é o fim. No fim de uma aula é típico essa frase, ou no final de uma explicação, muito engrçado!
 - Aqui temos quatro supermecados: "Mini-Preço", "Pingo Doce", "Pão de Açúcar", "Algartalhos". Essas palavras também são usadas várias vezes ao dia, pelo fato de irmos no mercado quase todos os dias...revesando entre eles, quando não vamos em mais de um!

Sendo calouro, ou mais comum por aqui, BESTA!

Por aqui essa tradição é muito comum, os alunos são praxados, ou seja, recebidos pelos seus veteranos. De uma maneira bem diferente da do Brasil, a praxe daqui é com brincadeiras na praça, pegando bolachas penduradas nos galhos das árvores, correndo em saco de farinha, tudo com ovos e farinha como no Brasil, mas é só. Deve-se muito respeito ao seu superior, e o uso das togas é uma tradição milenar por aqui (abaixo uma foto delas). As aulas são suspensas no dia do desfile dos caloiros, como também são chamados por aqui. Todos ficam sujos e percorrem as principais avenidas da cidade até chegar num grande estacionamento da Cidade Velha, onde há som, bebidas e um carro do Corpo de Bombeiros jogando jatos de água para limpar todos, uma grande zona, mas legal, e histórico!
 Togas!
Desfile dos bestas

Dia do turismólogo
E estou eu, aqui longe, celebrando o dia do Turismólogo em meio a um turbilhão da atividade turística. Onde se faz turismo 24h por dia e também o estuda intensamente (uma faculdade só de turismo, movida por ele), de uma forma extremamente diferente do Brasil. Enfim, um tamanho e privilegiado aprendizado. Porém, uma coisa é fato de se constatar: O Turismo é uma ciência tão singular, e ao mesmo tempo tão plural e complexa. Emocionante vista com os meus olhos, comum para outros. Parabéns a nós turismólogos que podemos desfrutar de uma profissão tão humana e ao mesmo tempo tão diferente!

Fico por aqui, dia foi cheio com muitas coisas na faculdade, mas marlogo tem festa Open Bar (lembrando do Brasil), depois conto como foi! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário